Inicialmente antes de entender os sintomas da tireoide é necessário definir o que é a tireoide e como ela atua em todo o corpo humano. A tireoide é uma glândula que está localizada em nosso pescoço mais precisamente bem perto da traqueia, ela possui grandes responsabilidades em relação a produção de hormônios que são importantes para o funcionamento de todo o corpo humano, por tal motivo é preciso o estudo e conhecimento adequado sobre essa funcionalidade.
Os hormônios são responsáveis por várias funcionalidades no corpo do ser humano, que podem estar diretamente ou indiretamente ligadas a algumas doenças. Em alguns casos eles ainda podem ser os principais causadores de alguns distúrbios, o estudo desses hormônios vem ao longo do tempo, ou seja, eles são estudados a alguns anos pela especialidade da medicina, a endocrinologia.
A endocrinologia é responsável pelo estudo completo de várias especialidades relacionadas que fazem parte do corpo humano. Os estudos começaram principalmente no século passado e nos dias atuais ficou mais acentuado devido ao uso de dosagens hormonais adequadas e também a validação das dosagens hormonais adequadas. Atualmente é notável que o uso de hormônios vem sendo bem constante na população, às vezes utilizados de forma errônea levando assim a alguns problemas e sequelas graves.
O uso e controle hormonal pode ser direcionado ao tratamento de algumas doenças que muito antes não tinham nem sequer um tratamento.
A tireoide é responsável pela produção de alguns hormônios, como: T4 e T3, triiodotironina e tiroxina que são responsáveis pela regulação e equilíbrio hormonal do ser humano. Quando não se tem uma produção suficiente o corpo começa a apresentar algumas doenças que hoje são possivelmente controladas e tratadas.
Quais os problemas que a tireoide pode causar
- Hipotireoidismo: tem como definição a queda da produção dos hormônios T3 e T4, nesses casos podem acontecer inflamação denominada Tireoidite de Hashimoto, podendo, também, ser provocada pela falta ou pelo excesso de iodo na dieta.
- Hipertireoidismo: já nesse caso tem como característica principal a produção excessiva dos hormônios T3 e T4.
Nesses casos é preciso analisar todo o contexto da saúde do ser humano e procurar a ajuda necessária para o tratamento e controle dessas situações
A telemedicina e o uso de aplicativos se fazem importantes nesses diagnósticos, pois com alguns cliques é possível realizar e marcar consultas para relatar os possíveis sintomas. Além disso, as consultas online podem otimizar ainda mais o tempo de trabalho e atendimento de cada paciente, podendo diagnosticar de forma precisa e correta estas doenças que atacam o sistema de regulação hormonal do corpo humano.
Sintomas da tireoide: hipotireoidismo e hipertireoidismo
Os sintomas que essas alterações hormonais podem apresentar no corpo humano podem ser semelhantes e confundir muito quem está passando por tais problemas de saúde, dificultando assim o diagnóstico preciso e o início de tratamento.
Para que essa confusão não aconteça na maioria dos casos é necessária uma gama de informações precisas que serão repassadas para a população. Estar bem informado sobre as diferenças das doenças, ou seja, uma cartilha de informações com definições, tratamentos, sintomas, nomenclatura, órgãos responsáveis disponíveis para tratamento, uma linguagem precisa e simples se faz importantíssimos para a elucidação de todas as demais dúvidas.
Sintomas da tireoide no hipotireoidismo:
- Depressão
- Desaceleração dos batimentos cardíacos
- Intestino preso
- Menstruação irregular
- Falhas na memória
- Estresse excessivo
- Dores moleculares
- Pele seca
- Queda de cabelo
- Ganho de peso
- Aumento de colesterol
As complicações desse tipo de alteração hormonal podem estar ligadas a performance física e mental de um adulto e podem também aumentar os níveis de colesterol que pode ocasionar problemas cardíacos.
O tratamento está relacionado ao controle na produção desse hormônio, ou seja, é necessário o uso de medicamentos específicos que regulam a produção hormonal. Portanto é importante buscar ajuda necessária e rápida para esse diagnóstico.
Sintomas da tireoide no hipertireoidismo
- Dor em movimentar os olhos
- Fotofobia (aversão à luz)
- Nervosismo
- Ansiedade
- Irritação
- Mãos trêmulas
- Perda de apetite
- Intolerância a ambientes quentes
- Intestino solto
- Fraqueza nos músculos
- Queda de cabelo
- Insônia
Nesses casos temos como tratamento o uso hormonal para a regulação e controle dessa quantidade de hormônios presentes no corpo humano. O uso desse medicamento é regulamentado pelo especialista na área.
Como agir diante as alterações hormonais
Quando se tem o diagnóstico de qualquer doença é normal o ser humano ficar um pouco sem respostas sobre o que tem acontecido com seu corpo e principalmente o que pode acontecer caso não tenha tratamento.
Com o avanço das tecnologias e estudos sobre os diversos assuntos da medicina, atualmente se tem inúmeros tratamentos convencionais e não convencionais para as milhares de doenças do corpo humano. Com esse avanço, o diagnóstico ficou ainda mais preciso e mais correto levando assim a uma melhora significativa de todas as enfermidades que podem estar presentes no dia do ser humano.
A telemedicina pode te ajudar nos sintomas da tireoide, conheça a Doutor Acesso
O uso da telemedicina para diagnosticar essas doenças se faz necessário para o tratamento específico e certeiro. Essa tecnologia é direcionada para o atendimento online da onde a pessoa estiver, ou seja, pode ser atendida de casa, do trabalho, em seu horário de almoço, otimizando assim o tempo do paciente e também de quem faz o atendimento.
Assim, ao se descobrir alguma alteração da produção hormonal que tem como responsável a tireoide é necessária antes de tudo buscar entendimento e ajuda do profissional adequado, seja utilizando de plataformas físicas ou até mesmo de plataformas online.
Portanto, a melhor forma de agir diante a falta ou excesso de produção hormonal relacionado a tireoide é sempre manter a calma e buscar o devido tratamento e acompanhamento médico ao longo dos anos.
Por fim, a tireoide é muito importante na regulação e controle hormonal no corpo humano, mostrando assim que se tem um conjunto muito importante que precisa ser estudado e compreendido para que assim a população esteja devidamente informada. A informação é necessária para que o ser humano consiga entender o que vem acontecendo dentro do seu próprio corpo e com esse entendimento a busca por tratamento seja ainda mais rápida e constante.