Existem vários exercícios para melhorar a saúde mental e física. Essas qualidades da vida humana são essenciais para o bom desenvolvimento humano e uma qualidade de vida melhor.
A saúde física implica diretamente em como o nosso corpo humano funciona e como teremos um bom desempenho em outras atividades, sejam elas sociais ou no âmbito do trabalho. Para ter uma qualidade de vida melhor é importante sempre manter bons hábitos tanto de práticas de atividades físicas como de hábitos alimentares. Mas você já se perguntou, como eu posso possuir esses hábitos e quais são eles?
Para possuir hábitos saudáveis para melhorar a sua saúde física e mental é necessário primeiramente sempre consultar o médico especialista para avaliar todo o seu corpo e verificar se não existem condições que possam limitar em alguns aspectos a realização de algumas atividades.
Para uma pessoa ser considerada saudável não é preciso apenas ter ausência de doenças, é necessário que todos os âmbitos de seus corpos estejam trabalhando de forma conjunta, ou seja, as partes físicas, mentais e sociais precisam sempre estar em trabalho mútuo e harmônico. Para que isso ocorra é importante saber como cada parte funciona no seu corpo.
A parte física é a mais simples de ser entendida, pois afeta diretamente nas atividades do dia a dia de cada pessoa, ou seja, mudar algumas atividades e realizar algum tipo de exercício físico implica diretamente na qualidade da saúde física de cada pessoa.
A parte mental é a mais complicada para ser auto analisada por cada um de nós, nem sempre conseguimos identificar que precisamos parar um pouco e analisar nossa qualidade mental em relação às atividades que são realizadas no dia a dia.
A saúde mental se tornou uma questão de saúde pública, visto que depois da pandemia da COVID 19 as pessoas começaram a apresentar mais sintomas ligados a doenças que afetam a psique de cada pessoa.
É importante lembrar que as partes físicas e mentais não atuam separadamente, elas são complementares e precisam estar em harmonia para um bom resultado.
Assim, é de suma relevância cuidar das duas partes do corpo humano e sempre manter o cuidado necessário para manter a devida qualidade de vida.
Existem maneiras tanto físicas como tratamentos psicológicos que são destinados para tratamento da saúde física e mental de cada pessoa, levando sempre em conta as características únicas de cada pessoa. Vamos citar algumas?
Entenda como funciona os exercícios para melhorar a saúde mental
- Exercícios físicos: são aqueles que atuam diretamente na parte física de cada corpo, atuam na movimentação do corpo humano, podendo ser de baixa, média ou de alta intensidade. Eles promovem a liberação de hormônios que atuam diretamente no controle do estresse, ansiedade e depressão.
- Exercícios mentais: são aqueles que trabalham diretamente com a nossa mente, ou seja, acabam organizando pensamentos que estão bagunçados e trazem problemas de concentração e socialização. São atividades que vão trabalhar principalmente os seus pensamentos, as suas angústias e os seus medos interiores, fazendo com que você consiga lidar com as mais diversas situações de pressão.
Esses dois tipos de exercícios para melhorar a saúde mental favorecem de grande forma a qualidade de vida de cada pessoa. Quando estão alinhados e trabalhando em conjunto é visível a melhora da qualidade de vida e principalmente levando você a conseguir exercer mais atividades tanto no ambiente do trabalho como em relação às atividades sociais.
Tipos de exercícios para melhorar a saúde mental e física
Existem exercícios tanto físicos como mentais que beneficiam a qualidade de vida e a saúde em geral de cada pessoa, levando sempre em conta as características de cada pessoa e como ela pode se adaptar a esses exercícios.
- Tipos de exercícios que melhoram a saúde física e mental de cada pessoa
Vamos citar alguns exercícios que podem ajudar na saúde física e mental de cada pessoa. Mas sempre é bom mencionar que cada pessoa pode analisar se vai ou não se adaptar a esses exercícios e caso não aconteça essa adaptação é necessário sempre buscar outras opções para sua saúde.
- Praticar caminhadas leves
- Corrida
- Natação
- Hidroginástica
- Malhação
- Crossfit
- Lutas
- Danças
- Vôlei
- Futebol
- Tênis
- Meditação
- Yoga
- Pilates
- Alongamento
Esses são alguns exemplos de exercícios que podem ser praticados para melhorar a saúde física e mental de cada um, percebe-se uma variedade muito grande de opções, sejam elas leves ou de alta intensidade. Cabe a cada profissional de saúde direcionar seu paciente para a atividade que mais interessa e que pode trazer grandes benefícios para a sua saúde.
É notável que existem exercícios que estão ligados diretamente ao aspecto físico e exercícios que são ligados aos aspectos mentais. Isso acontece porque cada pessoa se sente confortável em determinadas áreas, ou seja, uma pessoa que pratica uma luta nem sempre se adapta a uma prática menos intensa, em alguns casos a pessoa consegue associar as duas atividades, proporcionando assim inúmeros benefícios.
Mas a pergunta é: quais os benefícios de se praticar exercícios físicos e mentais?
Os benefícios são inúmeros e interferem diretamente na sua qualidade de vida. Praticar exercícios além de liberar endorfina no corpo, faz com que a pessoa tenha um momento de escape dos problemas da vida, assim naquele momento que ela está praticando sua atividade seja ela física ou mental ela consegue se desligar e focar apenas em seu bem-estar, fazendo que no final da prática a sensação de melhora é quase imediata, pois você conseguiu dedicar um tempo da sua rotina corrida para cuidar de si.
Como a telemedicina ajuda na orientação das práticas de exercícios para melhorar a saúde mental
A telemedicina é de grande aliada na prática de atividades físicas e mentais para a melhora da saúde física e mental de cada pessoa, pois ela proporciona acesso às diversas áreas da saúde que precisam ser checadas antes do início das atividades. Com ela, você consegue agendar consultas, analisar exames e até mesmo ler sobre assuntos ligados à prática de diversas atividades.
O uso do aplicativo Doutor Acesso é um exemplo da telemedicina nesses casos. Com ele, você consegue ter acesso imediato às diversas áreas da saúde e consultar com um profissional de saúde qualificado para analisar a sua situação e recomendar o seu devido exercício para melhorar sua saúde mental e física.